quinta-feira, 9 de julho de 2015

Feriado na cidade de São Paulo

E hoje é feriado na nossa querida São Paulo .. Mas é feriado do que? E porquê foi criado? 

No dia 9 de julho  a cidade de São Paulo comemora a Revolução Constitucionalista de 1932, está data foi definida como feriado civil em 1997 e marca um dos principais episódios histórico para os paulistas. 



Mas o que realmente foi está revolução? 

 Insatisfeitos com a revolução de 1930, o povo paulista criou o movimento para convencer o governo provisório de Getúlio Vargas que estava na hora de pôr um fim no regime que o país estava vivendo naquele momento, porém, isto apenas aconteceria quando a constituição criada em 1890 fosse substituída. De um lado o partido republicano juntava as forças conservadoras, já do outro lado, o partido democrático estava envolvido em uma campanha denominada "Aliança Liberal" e com articulações da revolução de 1930. São Paulo por ser a base do que era conhecido como Republica Velha e do sistema oligárquico, ou seja, representava aquilo que o movimento criado em 1930 pretendia mudar. 
Em fevereiro de 32, a situação se agravou quando o PD rompeu com Vargas e com seu governo, aliando-se ao seu adversário.  Vargas por outro lado, tentava contornar a situação nomeando Pedro de Toledo para a Interventoria Paulista,  porém não conseguiu controlar a exaltação dos paulistas, mesmo com o PD controlando o secretariado do novo interventor. 
A morte de estudantes durante um confronto com as forças legais acrescentou o ingrediente que faltava no cenário político - Martires - As iniciais das vitimas : M.M.D.C  (Miragaia, Martins, Draúsio e Camargo) virou uma sociedade secreta interessada em derrubar Vargas.





Em 9 de julho de 1932 a Revolução Constitucionalista eclodiu na capital paulista e foi liderada pelo General Isidoro Dias Lopes e contava com a participação de diversos remanescentes da revolução de 30, como os militares Bertoldo Klinger e Euclides Figueiredo. Nestes meses de confronto (julho à agosto) a capital paulista viveu em uma verdadeira guerra, não eram apenas as industrias que que mobilizaram para atender as necessidades de armamento, mas toda a população se uniu na Campanha do Ouro para o Bem de São Paulo, mas faltava o apoio das forças mineiras e gaúchas, que por sua vez decidiram manter-se leais ao governo provisório de Vargas, mesmo apoiando a luta pela constituição.
Mesmo lutando e vivendo no meio do guerra, o movimento fracassou. As tropas do estado perderam a guerra, sufocadas pelo enorme número de exército que batalharam contra eles. Apesar do fracasso no primeiro momento, a luta não foi em vão, dois anos mais tarde uma nova constituição fora promulgada, mostrando assim que apesar de tardia o objetivo daquele movimento havia sido alcançado. 


E este é um resumo da história do feriado de 9 de julho no estado de São Paulo :) 
Espero que tenham gostado.. 
Não se esqueçam de nos acompanhar nas redes sociais

Facebook: Foca no Foco
Instagram: @focanfoco
E de se inscrever no nosso canal no youtube
Compartilhe com os amigos *0*

Os focas desejam à todos um excelente feriado 
Beeijos beeeijos :*
Cookie / @cookie_fany 

Nenhum comentário:

Postar um comentário